13 de outubro de 2012

DEVOTOS SE EMOCIONAM COM A DESCIDA DA IMAGEM ORIGINAL DO GLÓRIA

Foto: William Serique
Imagem permanecerá durante toda a quinzena no Presbitério

Aproximadamente 5 mil fiéis lotaram a Basílica Santuário de Nazaré hoje, 13, para acompanhar a descida da Imagem original de Nossa Senhora de Nazaré do Glória do Altar-Mor, que ficará durante a quinzena, no Presbitério. A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, e contou a participação da cantora Fafá de Belém que cantou Ave Maria e emocionou a todos que estavam presentes. A ocasião é considerada um dos pontos mais altos da época do Círio e ocorre tradicionalmente desde 1992.
O Superior Geral da Congregação dos Barnabitas, Francisco da Silva, responsável por elevar a Imagem este ano, falou do sentimento de alegria nesse momento. “O ato de pegar, tirar e descer a imagem é estar em constante contato com esse símbolo sagrado que representa Nossa Senhora de Nazaré”. O Superior Geral ainda acrescenta que é um momento de colocar nos braços de Maria todos que pediram pois é ela que pede e intercede por nós. Francisco ainda falou que não deixa de fazer uma prece especial aos irmãos e irmãs que pediram e que não pediram, já ele está mais perto do Sagrado. Ele acompanha o Círio desde 1990 e participou da descida e elevação da imagem do Glória de 1999 à 2006. De 2007 à 2010 participou apenas da descida da Imagem.
O romeiro Jefferson Coelho, chegou ao final da cerimônia após percorrer 80 km à pé de Castanhal à Belém para agradecer. “Eu não vim pedir nada, só vim agradecer por tudo que essa Mãezinha tem me ofertado”.

IMAGEM - A Imagem encontrada por Plácido de Souza, em 1700, tem 28 cm de altura e fica no Glória, sobre o altar-mor da Basílica de Nazaré, em redoma de cristal antiprojétil. Ela reproduz uma senhora portuguesa e, nas nuvens onde repousa, vemos um rostinho de anjo. E no braço esquerdo traz um menino aparentando dois anos de idade, que carrega um globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário