12 de outubro de 2012

NO BRASIL, MISSA SOLENE EM APARECIDA MARCA INÍCIO DO ANO DA FÉ

O Ano da Fé já começou no Brasil. A abertura oficial do Ano no país aconteceu na manhã desta sexta-feira, 12, com uma Missa solene celebrada às 10h no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP).
 
A celebração presidida pelo Cardeal Arcebispo Emérito de São Paulo, Dom Cláudio Hummes, contou com a participação de milhares de fiéis que visitam o Santuário Nacional por ocasião da comemoração da Padroeira do Brasil. Também estiveram presentes autoridades militares e também civis, como o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Antes do início da Santa Missa, o reitor do Santuário Nacional, padre Narci José Nicioli, leu uma mensagem enviada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a celebração de abertura do Ano da Fé em âmbito nacional.

A mensagem destacou que a CNBB deseja que o Ano da Fé seja, como indicou o Papa Bento XVI, um momento de graça e compromisso para uma conversão completa a Deus. 

Padre Narci explicou que o presidente da Conferência, Dom Raymundo Damasceno Assis, não pôde comparecer porque está em Roma. O cardeal arcebispo de Aparecida concelebrou com o Santo Padre a Missa de abertura do Ano da Fé.

“Estamos preparados, a mesa está posta, façamos festa”, disse padre Narci ao final da leitura da mensagem.

A celebração foi marcada por momentos festivos e diversas encenações. Um dos momentos muito aplaudidos foi a entrada da imagem de Nossa Senhora Aparecida numa espécie de barco, uma encenação que quis relembrar o modo como a imagem foi encontrada, por pescadores.