31 de outubro de 2012

NOTA DE DOM ODILO SCHERER PELA PAZ

Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo

Que a paz reine em toda a cidade!
Os fatos de violência e morte acontecidos em São Paulo nestes últimos dias nos enchem de apreensão e tristeza. As vidas ceifadas, a dor dos familiares, a insegurança e o medo que se abatem sobre muitos não nos podem deixar indiferentes.

A vida de cada pessoa é preciosa e deve ser respeitada; a justiça com as próprias mãos, não importando os motivos, é uma escolha errada e a violência não é capaz de produzir a paz; ela só gera ódio e mais violência.
Por isso, ao mesmo tempo que me solidarizo com as pessoas que são vítimas dessa onda de violência e faço minha a dor de cada uma, não posso deixar de desaprovar o recurso à violência para a solução de conflitos ou para a afirmação de interesses. Faço um apelo veemente à calma e à reflexão, para que se desarmem os espíritos e se deixem de lado as armas de morte!

Que o caminho para a paz em nossa Cidade seja o respeito profundo por todo ser humano, o diálogo e a promoção da verdadeira justiça social. Que a cidade de São Paulo seja casa acolhedora para todos. Que o Deus do amor e da paz habite nossa cidade e nos proteja!

São Paulo, 29.10.2012
Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário