25 de dezembro de 2012

É NATAL!!!

Introduzindo no mistério da Encarnação - Deus que se fez homem e trouxe a Salvação presente na figura do Menino Jesus – a liturgia desta terça-feira, 25 de dezembro, foi presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, na Catedral Metropolitana da cidade e levou aos fiéis o anúncio D’Aquele que é o Filho de Deus. A Eucaristia, concelebrada pelo pároco da Catedral, Monsenhor Aroldo Ribeiro, foi transmitida ao vivo pela Rádio Catedral e pela WebTV Redentor.
O clima do Natal convida a todos a esqueceram as tristezas, angústias e decepções para que a reconciliação e o perdão - consequências da alegria da vinda do Verbo de Deus no mundo- reine nos corações dos cristãos. Desta forma, Dom Orani ressaltou Deus como sinal de Vida Nova e afirmou que o verdadeiro presente de Natal é o nascimento do Senhor:
- Jesus Cristo, Filho eterno do Pai tornou-se um de nós, exceto no pecado, e só Nele encontramos a salvação. Deus vem trazer a paz ao seu povo. (...) Ao celebrar os oito dias de Natal, de hoje ao dia primeiro de janeiro, a grande Solenidade desta festa, deste Mistério da encarnação, peçamos a Deus que nos dê um coração agradecido e cheio de louvor por Ele vir e continuar no meio de nós sendo sinal para nossas vidas. (...) O nosso grande presente no Natal é estar com o Senhor, Cristo em nossas vidas. Que façamos uma festa ao Senhor que é nossa vida e salvação. Cristo nasceu para nós, afirmou o Arcebispo.
Durante a Homilia, Dom Orani destacou a ação de Deus através de Seu Filho, cujo nascimento teve por objetivo ajudar a reconstruir um povo que caminhava nas trevas. O Pastor motivou os presentes a aumentarem cada vez mais a fé para que, desta forma, anunciem Jesus pelo mundo.

- Um grande anúncio, como ouvimos na Segunda Leitura: Deus que falou de diversos modos na humanidade através de profetas, sacerdotes, mas principalmente, Deus falou por meio de Seu Filho nos últimos tempos. Portanto Jesus é o filho de Deus, é o verbo eterno feito carne. (...) E o Senhor, como nos recorda a Primeira Leitura, vem para reconstruir um povo que caminhava nas trevas. O Senhor vem habitar na nossa casa, que é o coração de cada um de nós e de toda a humanidade. (...) Creio que nesse dia de Natal somos chamados a ver a nossa vida iluminada para sermos sinais Dele na sociedade. Deus é a nossa paz. Ele é o Salvador e pedimos ao Senhor que nos dê o dom da fé para o acolhermos ainda mais perfeitamente, a cada dia e a cada instante. Os cristãos são chamados a fazer essa experiência de fé, de encontrá-Lo, acolhê-Lo e anunciá-Lo, destacou.
 Por fim, Dom Orani reafirmou seus votos de um Feliz e Santo Natal, abençoou os presentes e realizou uma oração ao lado do presépio localizado próximo ao altar da Catedral.
- O Natal nos convida a sermos sementes de paz. Um Santo Natal a todos, que o Senhor nos conceda o dom de celebrar essa data com coração aberto encontrando em Jesus Cristo a vida. Que a celebração do Natal faça aprofundar esse encontro com Cristo Jesus e anunciá-Lo aos irmãos. Que este seja um momento de renovação, de acolher Aquele que veio, que vem e que virá, Aquele que é o centro da história da nossa vida: Jesus cristo, o verbo que se fez carne, o filho de Deus que nasceu de Maria, concluiu.

Fonte: Arquidiocese do Rio de Janeirohttp://www.arquidiocese.org.br
* Fotos: Gustavo de Oliveira