30 de dezembro de 2013

Pascom de Parazinho realiza entrega de lancheiras a criança

Mais uma vez o papai noel de Parazinho entrou em cena; desta vez a entrega das lancheiras foi promovida pela Pascom (Pastoral da Comunicação) da Área Pastoral de Nossa Senhora de Nazaré na noite de domingo (29). É pelo terceiro ano consecutivo que a pastoral promove o momento de alegria para as criança que vão a Santa Missa no dia marcado para a entrega.

Este ano foram confeccionadas um montante de mais de 150 lancheiras recheadas com: pipoca, confeitos, pirulitos, chocolates e outros doces. A Pascom agradece aos vários doadores que contribuíram por mais um ano.

28 de dezembro de 2013

7º zonal se reúne para discutir ações a serem realizadas; Campanha da Fraternidade 2014 é o tema principal

A Paróquia Santuário do Bom Jesus dos Navegantes, recebeu na manhã deste sábado (28), diversos padres, articuladores e membros de pastorais das paróquias que formam o 7º zonal, são elas: João Câmara, Ceará-Mirim, São Miguel de Gostoso, Touros, Pureza, São Bento do Norte, Taipu, Barra de Maxaranguape e Áreas Pastorais de Parazinho e Rio do Fogo.

Os encontros de articulação e discursão realizados pelo 7º zonal servem para encontro pastoral, além de planejamento, formação e momentos de espiritualidade entres os padres, articuladores paroquiais e membros de pastoral.

O encontro de hoje abordou de uma forma ampla e legível os planos e metas pretendidas pela Arquidiocese de Natal para a CF (campanha da fraternidade) que em 2014 terá como tema principal “Fraternidade Tráfico Humano”.

O encontro que foi o ultimo do ano corrente, terminou ao meio-dia com a Santa Missa e a coroa do Bom Jesus dos Navegantes.

14 de dezembro de 2013

Fiéis vão às ruas em procissão de Santa Luzia

No dia 13 de dezembro, os católicos celebram o dia de Santa Luzia, conhecida por ser a protetora dos olhos. Em Parazinho os festejos em honra a santa levou os fieis católicos em procissão pelas principais ruas da cidade.

Ao retornar a capelinha localizada no centro da cidade, foi realizada a celebração da palavra.

Conheça a história da santa protetora dos olhos

Santa Luzia (ou Santa Lúcia), cujo nome deriva do latim, é muito amada e invocada como a protetora dos olhos, janela da alma, canal de luz.

Conta-se que pertencia a uma família italiana e rica, que lhe deu ótima formação cristã, ao ponto de Luzia ter feito um voto de viver a virgindade perpétua. Com a morte do pai, Luzia soube que sua mãe queria vê-la casada com um jovem de distinta família, porém pagão. Ao pedir um tempo para o discernimento foi para uma romaria ao túmulo da mártir Santa Ágeda, de onde voltou com a certeza da vontade de Deus quanto à virgindade e quanto aos sofrimentos por que passaria, como Santa Ágeda.

Vendeu tudo, deu aos pobres e logo foi acusada pelo jovem que a queria como esposa. Santa Luzia, não querendo oferecer sacrifício aos deuses e nem quebrar o seu santo voto, teve que enfrentar as autoridades perseguidoras e até a decapitação em 303, para assim testemunhar com a vida, ou morte o que disse: "Adoro a um só Deus verdadeiro, e a ele prometi amor e fidelidade".

Somente em 1894 o martírio da jovem Luzia, também chamada Lúcia, foi devidamente confirmado, quando se descobriu uma inscrição escrita em grego antigo sobre o seu sepulcro, em Siracusa, Ilha da Sicília. A inscrição trazia o nome da mártir e confirmava a tradição oral cristã sobre sua morte no início do século IV.

Mas a devoção à santa, cujo próprio nome está ligado à visão ("Luzia" deriva de "luz"), já era exaltada desde o século V. Além disso, o papa Gregório Magno, passado mais um século, a incluiu com todo respeito para ser citada no cânone da missa. Os milagres atribuídos à sua intercessão a transformaram numa das santas auxiliadoras da população, que a invocam, principalmente, nas orações para obter cura nas doenças dos olhos ou da cegueira.

9 de dezembro de 2013

Grupo de romaria participa dos festejos de encerramento da padroeira de Macaíba

A cidade de Macaíba/RN encerrou na tarde de ontem domingo (08), mais uma Festa de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município. Milhares de pessoas prestigiaram a procissão de encerramento, que culminou com Missa de encerramento e o descerramento das bandeiras.

Uma multidão de fiéis inclusive o grupo de romaria da Área Pastoral de Nossa Senhora de Nazaré participaram dos festejos de encerramento

Confiram as fotos feitas pela Pascom de Parazinho.