22 de janeiro de 2013

JMJ RIO2013 LEVA MOSTRA OFICIAL DO VATICANO PARA O BRASIL

jmj_rio2013xxxPela primeira vez, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, o Estado do Vaticano vai ao Brasil. Entre os dias 11 de junho e 15 de setembro de 2013, o Museu Nacional de Belas Artes/Ibram/MinC, no Rio de Janeiro, sedia mostra oficial do Vaticano, “Nas pegadas do Senhor - obras-primas dos museus italianos e do Vaticano”.
 
O presidente do Ibram, Jose do Nascimento Junior, o Gerente de Atos Culturais da JMJ Rio2013, Gustavo Ribeiro e a Diretora do MNBA, Monica Xexeo se reuniram, nesta última semana,com o professor Antonio Paolucci, Diretor dos Museus do Vaticano para confirmar e selar a realização da exposição no Brasil. Participaram da reunião o professor Giovanni Morello, curador da mostra, o Doutor Marcello Bedeschi, presidente da Fundação João Paulo II e o Doutor Andrea Carignani, responsável pelas mostras dos Museus do Vaticano.

A JMJ espera reunir milhões de jovens católicos de todo o mundo e a mostra é uma oportunidade de sensibilizar os visitantes por meio das pinturas, esculturas, manuscritos e obras mestras que contam um pouco da historia da arte e da igreja.

Mais de 100 obras dos museus do Vaticano e de instituições de toda a Itália compõem a exposição, entre elas “Il Volto di Cristo”, datada dos séculos III a V, quadros de Leonardo Da Vinci, relicários e uma peça relacionada ao Papa João Paulo II.

A delegação brasileira, chefiada por José do Nascimento Jr., visitou os museus do Vaticano para conhecer alguns objetos que estarão na mostra. A Pontifícia Sacristia Secreta, local reservado, utilizado pelo Papa para se preparar antes da primeira aparição publica após a anunciação foi um dos locais vistos. A sala possui um rico acervo histórico dos papados e algumas obras guardadas ai também comporão a mostra.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário