12 de fevereiro de 2013

NA PRÓXIMA SEMANA, NATAL SERÁ A CAPITAL JOVEM DO BRASIL

 
 Catedral de Natal

Cerca de cem jovens, de vários estados do Brasil, se reunirão no Centro de Treinamento de Ponta Negra, em Natal, de 14 a 17 de fevereiro. Será o encontro dos responsáveis  nacionais pelas expressões juvenis acompanhadas pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. Simultaneamente acontecerá o lançamento nacional da Campanha da Fraternidade 2013, focada na juventude.
O encontro contará com a presença dos três bispos que compõem a Comissão: Dom Eduardo Pinheiro, bispo auxiliar de Campo Grande (MS); Dom Bernardino Marchió, bispo de Caruaru (PE); e Dom Vilson Basso, de Caxias (MA); além dos assessores da CNBB, Padre Sávio Ribeiro e Padre Antônio Ramos do Prado e o do Grupo Jovens Conectados.

Durante o encontro haverá uma manhã de diálogo das lideranças juvenis com o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Gionanni d’Aniello,  partilha de experiências e integração. Na sexta-feira, 15, à tarde, os jovens participarão do Seminário comemorativo aos 50 anos da Campanha da Fraternidade, organizado pela Arquidiocese de Natal, no Centro de  Convenções, e, à noite, da missa, presidida pelo Núncio, na Catedral Metropolitana.

O Encontro também é uma preparação para a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá em julho deste ano, no Rio de Janeiro.

Campanha da Fraternidade

O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira da Rocha, falou da satisfação de a arquidiocese sediar o lançamento da CF 2013. “Será um momento de resgate da história da Campanha da Fraternidade, que começou aqui. Ficamos muito felizes pela compreensão da CNBB em nos conceder a alegria desse momento, na história da Campanha. Para nós, é muito significativo”, disse o arcebispo.

O secretário executivo da Campanha da Fraternidade, Pe. Luiz Carlos Dias, lembrou que a edição de 2013, além de ser um momento comemorativo, será também um momento de revisão da Campanha da Fraternidade. “A Campanha tem um forte poder de evangelização e, por isso, precisamos, cada vez mais, aprimorá-la”, ressaltou. Ele lembrou que a decisão de fazer o lançamento da em Natal foi do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), da CNBB.
Para o lançamento, ficou definida uma visita ao município de Nísia Floresta (RN) – lugar onde a Campanha terá início, na manhã da quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013; ainda no dia 14, à tarde, haverá uma entrevista coletiva com a imprensa; no dia 15, será realizado um seminário sobre a temática da CF 2013 – “Fraternidade e Juventude”. Neste mesmo dia, às 17 horas, será realizada a solenidade oficial de lançamento, e, às 20h, na Catedral Metropolitana, será celebrada a missa, seguida de um show.

Nenhum comentário:

Postar um comentário