2 de março de 2013

BENTO XVI EM CASTEL GANDOLFO: ESTÁ BEM E MUITO SERENO

 
 
"O Santo Padre está sereno": foi o que disse nesta sexta-feira aos jornalistas, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, acrescentando que Bento XVI viu à noite, em Castel Gandolfo, como as emissoras de televisão mostraram a tarde de ontem, as últimas horas de seu Pontificado.

O sacerdote jesuíta confirmou que a primeira Congregação Geral dos cardeais foi convocada para segunda-feira, dia 4 de março, 9h30 local. Excluiu que no mesmo dia se possa estabelecer a data de início do Conclave.

Bento XVI está bem e muito sereno: confirmou Pe. Lombardi, explicando ter falado por telefone com o secretário do Papa emérito, Dom Georg Gaenswein. De fato, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé afirmou que à noite Bento XVI "acompanhou como as emissoras de televisão contaram as muitas emoções da tarde desta quinta-feira", e que "apreciou o bom trabalho e a boa informação". Mais tarde, após o jantar, fez um breve passeio pela residência apostólica. Em seguida, retirou-se para rezar antes de se recolher-se para o repouso:

"Nestes dias que se passaram o Papa tocava piano à noite, após o jantar – e assim o fez também semanas atrás. Creio poder dizer que este é um sinal de distensão e da serenidade de seu ânimo. Na noite desta quinta-feira seu secretário Dom Georg não o ouviu tocar piano, mas acredita que nos próximos dias volte a tocar", frisou Pe. Lombardi.
O religioso jesuíta destacou que o Papa emérito transcorrerá esta sexta-feira rezando, lendo as muitas mensagens que chegaram para ele e fará o habitual passeio pelos jardins, acrescentando que Bento XVI levou consigo alguns livros, entre os quais "A estética teológica" de Hans Urs von Balthasar.

Efetivamente, depois confirmou a convocação para segunda-feira, 4 de março, na Sala nova do Sínodo, da primeira e segunda Congregação Geral dos cardeais. Os purpurados deverão estabelecer a data do Conclave.

"Não foi decidido e nem se deve esperar para segunda-feira a decisão sobre o dia de início do Conclave, porque os cardeais devem dar início a seus trabalhos, digamos, começar a fazer as suas reflexões, reuniões. Portanto, uma decisão do Colégio dos cardeais sobre o início do Conclave não é previsível para a primeira Congregação - pela manhã - e nem mesmo para a segunda – pela tarde."

"Neste período não haverá missas solenes, a não ser a missa pro eligendo Pontifice", evidenciou Pe. Lombardi. Em seguida foi mostrado, através de um vídeo realizado pelo Cento Televisivo Vaticano (CTV), o ocorrido às 20h locais no Vaticano: enquanto o fechamento do porta da residência apostólica de Castel Gandolfo, visivelmente, encerrava o Pontificado de Bento XVI, a Câmara Apostólica, conduzida pelo Camerlengo, o Cardeal Tarcisio Bertone, junto a seus colaboradores, fazia o fechamento, com lacres, do apartamento do Papa emérito.

"No início da sé vacante encontramo-nos como Câmara Apostólica. Cordialmente vos saúdo e, desde já, vos agradeço pela vossa presença e pela vossa colaboração", disse o Cardeal Bertone.

Foi sigilado também o elevador interno da residência apostólica vaticana, que o Papa usa para as audiências. E nesta sexta-feira, às 12h30 locais, foi também sigilado o apartamento pontifício da Residência de Latrão.

Por fim, foi também confirmado que já foram emitidos os selos da sé vacante e um carimbo concernente à renúncia de Bento XVI. Em relação às moedas será necessário esperar os tempos técnicos de cunhagem, previstos para daqui a "algumas semanas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário