8 de março de 2013

CONCLAVE COMEÇA NO DIA 12 DE MARÇO

Conclave começa no dia 12 de março / Arqrio 
 
Doze de Março. Essa foi a data escolhida para o inicio do Conclave que elegerá o sucessor de Bento XVI. A decisão foi tomada durante a oitava Congregação Geral, realizada na tarde desta sexta-feira, 8 de março, com a presença de mais de 150 cardeais, entre os quais os 115 que têm o direito de eleger o próximo Papa.

O início do Conclave só poderia ser estabelecido quando todos os cardeais eleitores, ou seja, aqueles com até 80 anos, chegassem ao Vaticano.

No dia 12 de março, na parte da manhã, será celebrada a tradicional missa Pro Eligendo Pontifice e à tarde os cardeais ingressam na Capela Sistina.

Mesmo com a data do Conclave confirmada, o Colégio Cardinalício realizará mais uma Congregação Geral neste sábado, dia 9. O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, declarou em coletiva que os cardeais não poderão receber informações externas durante o Conclave, nem poderão ler jornais, ouvir rádio, assistir à TV ou acessar a internet, como prevê a Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis.

Serão instalados bloqueadores de comunicação para impedir o uso de equipamentos e dispositivos eletrônicos, como celulares, da mesma forma como já ocorre na Sala dos Sínodos, onde têm ocorrido as congregações gerais.

Participarão do Conclave 115 cardeais, sendo necessário o voto favorável de 77, para eleger o Papa, ou seja, os 2/3 dos votantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário