23 de março de 2013

IGREJA PRESENCIA ENCONTRO HISTÓRICO ENTRE DOIS PAPAS: FRANCISCO E BENTO XVI


O Papa Francisco encontrou-se neste sábado, 23 de março, pela primeira vez com seu predecessor, o Papa emérito, Bento XVI, em Castel Gandolfo, nas proximidades de Roma. Ao meio-dia, Francisco se dirigiu de helicóptero à pequena cidade para o encontro com o Papa emérito onde almoçaram juntos num fato sem precedentes na história da Igreja.

Após um voo de 20 minutos o Papa Francisco aterrissou no heliporto das Vilas Pontifícias de Castel Gandolfo e foi acolhido pelo Papa emérito Bento XVI. Presentes também o bispo de Albano, dom Marcello Semeraro e Saverio Petrillo, diretor das Vilas Pontifícias e dom Georg Gänswein. Papa Francisco e Bento XVI utilizaram o mesmo automóvel para chegar até a residência pontifícia.

Segundo o diretor da sala de imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, o helicóptero papal aterrissou às 12:15hs, hora de Roma. O Santo Padre estava acompanhado pelo substituto da secretaria de Estado, dom Becciu, pelo monsenhor Sapienza e pelo monsenhor Alfred Xuereb.

Logo após a aterrissagem, Bento XVI se aproximou do Papa Francisco e o acolheu com um "belíssimo" abraço, disse padre Lombardi. Na residência apostólica os dois protagonistas deste histórico encontro foram até o apartamento e imediatamente à capela para um momento de oração.

Na capela, o Papa emérito ofereceu o lugar de honra a Papa Francisco, mas esse disse: "somos irmãos", e pediu que se ajoelhassem juntos no mesmo banco, contou padre Lombardi. Após um breve momento de oração, se dirigiram para a biblioteca privada, e por volta das 12:30hs, teve início o encontro reservado que durou cerca de 45 minutos.

Padre Lombardi destacou ainda que o Papa emérito estava vestindo uma simples batina branca, sem faixa e sem capa. Já o Papa Francisco vestia uma batina branca com faixa e capa papal.

Padre Lombardi disse também que Papa Francisco presenteou Bento XVI com um ícone de Nossa Senhora da Humildade. "Esta Nossa Senhora é a da Humildade, e eu pensei no senhor e quis dar-lhe um presente pelos muitos exemplos de humildade que nos deu durante o seu Pontificado", explicou Papa Francisco a Bento XVI.

Desde o dia 28 de fevereiro, Bento XVI reside neste local, onde acompanhou a eleição do cardeal Bergoglio como Sumo Pontífice, e aguarda o fim das reformas no mosteiro Mater Ecclesiae dentro do Vaticano.

Papa Francisco, nos seus discursos, tem manifestado palavras de afeto a Bento XVI, chamando-o, seguidamente de "meu predecessor, o querido e venerado Papa Bento XVI".

Já na sua primeira aparição no balcão central da basílica de São Pedro disse: "rezemos pelo nosso bispo emérito Bento XVI. Rezemos todos juntos por ele, para que o Senhor o abençoe e a Virgem Maria o proteja".

Após o almoço Papa Francisco retornou ao Vaticano.

Fonte: Canção Nova Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário