6 de abril de 2013

PAPA NOMEIA RESPONSÁVEL MÁXIMO DOS FRANCISCANOS PARA CARGO NO VATICANO

 
O Papa Francisco nomeou hoje o responsável máximo da Ordem dos Frades Menores (Franciscanos), frei José Rodriguez Carballo, como novo secretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

O 119.° sucessor de São Francisco de Assis (c. 1181-1226), santo que inspirou a escolha do nome do Papa, foi também elevado à "dignidade de arcebispo", refere a Santa Sé, em comunicado.


O ministro geral dos Franciscanos esteve presente na missa de inauguração solene do atual pontificado, no Vaticano, juntamente com o responsável máximo dos jesuítas, congregação religiosa do Papa Francisco.


Frei José Rodriguez Carballo, reeleito como ministro geral dos Franciscanos em 2009, coordena até 2015 o trabalho dos 15 mil religiosos da Ordem dos Frades Menores, presentes em 113 países, incluindo Portugal.


Natural de Espanha, foi ministro da Província Franciscana de Santiago de Compostela, presidente da União dos Frades Menores da Europa e mestre dos jovens em formação; no seu currículo destaca-se ainda a formação bíblica, com licenciatura em Teologia Bíblica em Jerusalém e em Sagrada Escritura em Roma.


A Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica é presidida pelo cardeal brasileiro D. João Braz de Aviz.


Segundo a Constituição "Pastor Bonus", de João Paulo II (28 de Junho de 1988), que reformulou a Cúria Romana, esta congregação ocupa-se de tudo o que diz respeito aos institutos de vida consagrada (ordens e congregações religiosas, seja masculinas quer femininas, institutos seculares) e as sociedades de vida apostólica, quanto a regime, disciplina, estudos, bens, direitos e privilégios.

Fonte: Agência Ecclesia

Nenhum comentário:

Postar um comentário