26 de maio de 2013

BISPOS FALAM SOBRE A IMPORTÂNCIA DE SIMPÓSIO PARA FAMÍLIA NA CN

A Comunidade Canção Nova recebeu neste sábado, 25, o III Simpósio Nacional da Família, com o tema "A Transmissão da Fé Cristã na Família – tarefa dos pais".

Participaram do encontro o Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Raymundo Damasceno; o Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Vida e Família (CEVF), Dom José Carlos Petrini; os assessores nacionais da CEVF, padre Rafael Fornasier  e padre Wladimir Porreca. E ainda, milhares de fiéis vindos de diversas partes do Brasil.

Na abertura do evento, Dom Damasceno dirigiu algumas palavras aos presentes destacando sua alegria e satisfação pela realização do III Simpósio Nacional da Família. Para o arcebispo, o evento é de grande importância, especialmente pelo seu tema que remete ao Ano da Fé, inaugurado pelo Papa emérito Bento XVI, em outubro de 2012.

Dom Damasceno destacou que a família é uma instituição insubstituível, primeira e básica da sociedade, a qual prepara seu futuro também fundamentado na família. Segundo ele, isso acontece  por meio da educação dos filhos, da transmissão de valores humanos, não só por palavras, mas por exemplos.

Para o presidente da CNBB, as famílias devem ser verdadeiras escolas de formação e de educação dos filhos. Mas não só de instrução, de conhecimento, mas de formação de valores.

“Esse Simpósio tem como objetivo fazer refletir sobre essa responsabilidade e missão da família que é a educação e a transmissão da fé e de valores cristãos aos seus próprios filhos, preparando assim o futuro da humanidade”, disse.

Dom Petrini, que realizou a primeira conferência do encontro, ressaltou que para as famílias tão atacadas nos últimos tempos, num período “em que tudo é família e nada é família”, ter um dia de reflexão como esse é uma grande riqueza, uma graça de Deus.

“É uma oportunidade para que muitas famílias possam se perguntar diante de tantas possibilidades, tantas propostas, tanta pluralidade de formas familiares: qual é a certa? Então, nós queremos retornar ao desígnio de Deus, não somente como dever porque Deus disse, porque está escrito na Bíblia, mas porque é o que mais corresponde ao coração do homem e da mulher, o que mais favorece o crescimento e o desenvolvimento da pessoa”.  
Segundo o bispo, a família do desígnio de Deus, aquela que dura no tempo, que é fundada no matrimônio, é o que mais garante os cuidados necessários para a sociedade. “Ela dá mais garantia de cuidado às crianças e não jogá-las, de cuidar de um idoso que está na reta final e não expulsá-lo de casa porque atrapalha, de cuidar de um doente crônico ou de um desempregado. A paz social depende da família”, afirma Dom Petrini. 

Dom Petrini diz que é necessário às pessoas o entendimento de que a instituição familiar, fundada no matrimônio, traz mais benefício para a sociedade do que as famílias precárias que duram um tempo e que não tem como objetivo um matrimônio para a toda a vida.

Uma boa família, explica o bispo, não somente é uma coisa útil para quem participa dela, mas para toda a sociedade. “E nós queremos gritar isso ao mundo inteiro a fim de que as famílias tenham mais clareza e entusiasmo para abraçar o caminho da vida cristã, do desígnio de Deus”. 

Testemunho
O casal Suely e Paulo César, coordenadores da Pastoral Familiar do Vicariato Norte, no Rio de Janeiro, participantes do III Simpósio Nacional da Família, afirma que estar num encontro como esse é uma oportunidade de exercitar os valores que a família tem e levá-los posteriormente às outras famílias que, de certa, necessitam de orientação. 

“Esse encontro aqui na Canção Nova nos faz ver realmente o rosto da família. O acolhimento, essa abertura da Comunidade para que todos nós que estamos aqui sejamos convidados a participar dessa forma aberta. Estou muito feliz e emocionada porque estou vendo o espírito da Pastoral Familiar aqui”, disse a esposa Suely. 

O III Simpósio Nacional da Família termina na tarde deste sábado, 25, às 16, com a celebração da Missa, presidida por Dom Petrini, transmitida ao vivo pela TV Canção Nova.  
Fonte: http://noticias.cancaonova.com/#

Nenhum comentário:

Postar um comentário