5 de julho de 2013

CANONIZAÇÃO DE JOÃO XXIII E JOÃO PAULO II PODE OCORRER AINDA EM 2013


Os Papas Roncalli e Wojtyla estão em eminente processo para a canonização, previsto para acontecer ainda em dezembro deste ano. 

A reunião plenária dos cardeais e bispos da Congregação para a Causa dos Santos aprovou nesta terça-feira, 02, o segundo milagre atribuido a João Paulo II e retomou o processo canonização de João XXIII parado nos últimos anos. Há uma intenção de realizar a canonização dos pontífices ao mesmo tempo.

O cardeal Angelo Amato, Prefeito da Congregacão para as causas dos Santos, depois da decisão que tomaram os cardeais e bispos se reunirá com o Papa Francisco. A expectativa é que após este encontro seja feito o comunicado oficial do Vaticano.

A relação entre o "Papa bom" e o Papa polonês é vista com bons olhos em providenciais circunstâncias. João XXIII convocou o Concílio Vaticano II, enquanto que João Paulo II promulgou o Catecismo da Igreja Católica, ambas motivações que inspiraram o Papa emérito Bento XVI à proclamar o Ano da Fé. No Jubileu do ano 2000, foi Wojtyla quem declarou Roncalli beato.

Há durante os últimos 13 anos diferentes indicações de graças e de milagres atribuídos a intercessão de Roncalli, contudo, há algum tempo nenhum destes havia passado pelas comissões médica e de teólogos do discatério responsável.

A próposito de João Paulo II, em abril deste ano, a comissão médica considerou por unanimidade a cura realizada por intercessão do beato como inexplicável para a ciência. Em Junho, a comissão de teólogos aceitou o segundo milagre. O milagre foi realizado por Wojtyla no mesmo dia da canonização, em 1 de maio de 201.

Os próximos capitulos desta jornada rumo aos altares está agora a cabo do Papa Francisco que em outras ocasiões já sinalizou simpatia com canonização de seus predecessores. (Jefferson Souza)

Da redação do Portal Ecclesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário