11 de setembro de 2013

Francisco encontrará participantes de encontro inter-confessional que tratará da paz


O Papa Francisco receberá em Audiência em 30 de setembro próximo, no Vaticano, os expoentes religiosos – cristãos, hebreus, islâmicos e hinduístas -, que participarão do 27º Encontro Internacional Homens pela Paz intitulado “A coragem da esperança”. A informação foi dada pelo Presidente da Comunidade de Santo Egídio, Marco Impaliazzo, na apresentação do evento na manhã desta terça-feira na Sala Marconi, na Rádio Vaticano.

O evento é promovido pela Comunidade de Santo Egídio e será realizado de 20 de setembro a 1º de outubro. Os 400 vindos de 60 países, representantes das grandes religiões e expoentes da vida política e cultural, européia e mundial, abordarão temas ligados à paz na Síria e no Oriente Médio, imigrações e integração, pobreza social e diálogo inter-religioso.

“O Encontro está assumindo dia-a-dia – declarou o Presidente da Comunidade Santo Egídio – um valor ulterior em função da crise síria e aquela mais ampla do Oriente Médio. Escolhemos este título porque ficamos tocados pelo apelo do Papa Francisco ‘Não deixem que vos roubem a esperança’. Hoje existe uma falta de esperança em tantas partes do mundo e se está habituando ao rito das guerras. Não existe a esperança de um mundo novo”, observou.

Entre os temas a serem tratados nos diversos painéis a serem apresentados no Auditorium da Via da Conciliação, está a crise na Síria e no Oriente Médio, a América Latina do Papa Francisco, Islã e cultura da convivência, as religiões e a violência contra a mulher, imigrações, o martírio na realidade de hoje.

Entre os temas do programa está ‘o terrorismo religioso’, “um tema novo que nos foi sugerido diretamente pelo Papa, para refletir sobre como os fiéis são interpelados e que posição tomam sobre o terrorismo religioso”, explicou Marco Impaliazzo.

Até o momento, foram feitas cerca de 5 mil inscrições, provenientes de toda a Europa. Os organizadores no entanto, tem expectativa de chegar aos 15 mil inscritos. 

Fonte: news.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário