10 de outubro de 2013

Manto de Nossa Senhora de Nazaré será apresentado esta noite

_MG_9268 copy

A noite desta quinta-feira, 10, promete ser de muita emoção para os fies da Igreja Católica e o povo paraense que aguarda com grande expectativa a apresentação do Manto de Nossa Senhora de Nazaré. A peça vestirá a Imagem Peregrina durante as 11 procissões do Círio 2013, será apresentada hoje ao final de missa, celebrada na Basílica Santuário, às 18h. Na solenidade estarão presentes, o Arcebispo de Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, que presidirá a missa; membros da Diretoria da Festa de Nazaré, além de patrocinadores oficiais e apoiadores da Festa.

Centenas de devotos são esperados para a cerimônia, que é aguardada com grande expectativa pelo público. Da mesma forma que o ano passado, haverá distribuição, ao final da missa, de livretos com informações dos significados dos elementos que compõem o manto. Portanto, quem participar da missa receberá esse guia com informações sobre a vestimenta da imagem de Nossa Senhora de Nazaré para o Círio 2013.

Os detalhes artísticos sobre o manto são guardados a sete chaves pela Diretoria da Festa de Nazaré para que o dia da apresentação seja um momento especial. De acordo com Thânia Vieira, da diretoria do Círio 2013, a solenidade de apresentação é um dos momentos mais emocionantes dentro da programação do Círio. A expectativa diretoria é que os fies gostem e, principalmente, entendam o que a mensagem de evangelização que a peça quer passar. “O manto tem um significado um valor que ultrapassa o material, pela simbologia e riqueza da mensagem”, explica Thânia.

Convidado pelo segundo ano consecutivo, o estilista natural de Bragança, Carlos Amilcar, é quem assina o manto do Círio 2013. “Agradeço a Deus a oportunidade, a Dom Alberto Taveira e ao o casal coordenador, Tânia e Kleber Vieira, pela confiança. É uma benção dupla, onde posso criar e ao mesmo tempo colaborar em um dos grandes momentos em homenagem a Maria Santíssima”, declara o estilista.

O manto
O desenho do manto é um trabalho voluntário, a convite do casal coordenador da Festa de Nazaré, Kleber e Thânia Vieira, que apresenta a sugestão de estilista ao Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira. O material para confecção da peça é doado por casais de fies anônimos que se candidatam todos os anos. O diretor coordenador, Kleber Vieira; sua esposa, Tânia Vieira; o presidente da Festa de Nazaré, Pe. José Ramos, e o estilista, o criador do desenho, Carlos Amilcar, são os únicos com o privilégio de acompanhar o processo de criação desenvolvido durante o ano.

A peça foi criada a partir do tema do Círio 2013 “A Igreja em oração, unida a Maria, mãe de Jesus”. Para ele, o tema é muito subjetivo e tentar traduzi-lo foi o seu maior desafio. “Não pude pedir ajuda nem opinião de ninguém, mas não tive dificuldades graças ao meu grande envolvimento com a Igreja. “Tenho um envolvimento com o Círio muito profundo, desde sempre. Sou católico praticante e junto com minha família vivo esta fé com muito fervor”, revela.

O estilista explica que o processo todo de concepção do manto levou 5 meses.  “Desde que recebi o convite para este ano, passei dois meses pesquisando e estudando o tema, o relacionando com a Bíblia e outros temas relacionados à Igreja. Os outros meses foram para a confecção de fato”, afirma Amilcar.

Para a apresentação, Carlo adianta que os fiéis poderão conferir um manto com uma leitura muito simples e profunda, que nos convida a reflexão e a contemplação, cheio de traços da cultura de nosso Estado, onde o paraense, e mesmo fiéis da Igreja Católica de toda a parte, se identificarão.

Novidade
A diretoria da Festa de Nazaré planejou para este ano uma nova entrada para que todos os presentes na Igreja possam ver a Imagem Peregrina vestida com o novo manto no máximo de ângulos possíveis. O casal diretor entrará por uma das laterais da Igreja, próximas ao altar e entregará a Imagem da Virgem de Nazaré ao Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira, que percorrerá toda a Basílica e, ao final, a colocará em uma base giratória para que o manto seja visualizado por vários ângulos.