5 de março de 2014

Missa da Quarta-feira de cinzas abre o período da Quaresma, assim também como da CF 2014

Hoje (05) a Igreja Católica celebra a missa da Quarta-feira de Cinzas. Na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, foi celebrada às 19h30min pelo Pe. Fábio Pinheiro (Pároco da Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens-João Câmara/RN) a santa Missa que marca o inicio do novo tempo litúrgico. A missa da quarta-feira de cinzas marca o primeiro dia da Quaresma, que são os quarenta dias de preparação para a Páscoa.

A data também marca o lançamento da Campanha da Fraternidade 2014 (CF), que este ano tem como tema: “Fraternidade e Tráfico Humano” e lema: “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5, 1). A CF foi iniciada no ano de 1962, em Nísia Floresta, comunidade da Arquidiocese de Natal. Após dois anos, ela foi assumida pela Confederação dos Bispos do Brasil (CNBB).

Padre Fábio Pinheiro (celebrante) lembrou que a Quaresma é um período propício de conversão, reflexão e caridade. “É um tempo dedicado a uma maior espiritualidade, preparação e crescimento na fé”, destacou. “Os cristãos são chamados a sair de uma vida superficial, do pecado”. O Padre Fábio ainda propôs uma mudança de vida: “Que essa Quaresma possamos simplesmente praticar a abstinência das coisas inúteis em nossas vidas para que venham transformações”, destacou.

“Cada campanha é planejada pela CNBB conforme a realidade social do país. O tráfico humano tira a paz de nossas pessoas. Precisamos conscientizar e lutar contra esta opressão”.

(…)

Com a sua Paixão, Morte e Ressurreição, Jesus Cristo libertou a humanidade das amarras da morte e do pecado. Durante os próximos quarenta dias, procuraremos conscientizar-nos mais e mais da misericórdia infinita que Deus usou para conosco e logo nos pediu para fazê-la transbordar para os outros, sobretudo aqueles que mais sofrem: «Estás livre! Vai e ajuda os teus irmãos a serem livres!». Neste sentido, visando mobilizar os cristãos e pessoas de boa vontade da sociedade brasileira para uma chaga social qual é o tráfico de seres humanos, os nossos irmãos bispos do Brasil lhes propõem este ano o tema “Fraternidade e Tráfico Humano”.

(…) trecho da mensagem do Papa Francisco aos fiéis Brasileiros por ocasião da Campanha da Fraternidade de 2014

*Outras imagens; fotos: Pascom Parazinho