18 de abril de 2014

Comunidade católica de Parazinho celebra Missa do lava-pés e instituição da Santa Ceia

A comunidade católica de Parazinho celebrou na noite de ontem, (17) a Missa do Lava-pés e também a instituição da Santa Ceia. A solenidade faz parte do Tríduo Pascal, que são os três maiores dias da Semana Santa, o tríduo conta de duas Missas e uma celebração. São as celebrações da Santa Ceia (quinta-feira), celebração da Paixão de Cristo (sexta-feira, é o único dia que a Igreja Católica não celebra Missa) e por fim o Sábado Santo (Vigília Pascal).

A celebração de ontem (lava-pés) era muito comum no tempo de Jesus e até mesmo antes do seu nascimento. Era um trabalho humilde, feito por escravos, que consistia em lavar os pés dos patrões da casa e de daqueles que chegavam de viagem. Não raro, esse trabalho era considerado humilhante a ponto de ser designado como castigo a algumas pessoas que cometiam algum delito legal.

Jesus, ao realizar este gesto, coloca-se como escravo, o que fez Pedro reagir diante de Jesus não querendo admitir, de modo algum, que o Mestre se rebaixasse como escravo diante dele. Olhando o conceito que as pessoas, do tempo de Jesus, tinham desse gesto do lava-pés, compreendemos o alcance e o significado do gesto de Jesus.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário