20 de abril de 2014

Fiéis lotam Igreja Matriz na solenidade da Vigília Pascal

Neste Sábado Santo, 19, dezenas de fiéis lotaram a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré para participarem da Solenidade da Vigília Pascal, o sábado de aleluia.

É de costume a Igreja celebrar nas últimas horas do Sábado Santo e nas primeiras de Domingo de Páscoa o principal e mais antigo momento do ano litúrgico, a Vigília Pascal, assinalando a ressurreição de Jesus.

Esta é uma celebração mais longa do que a habitual, em que são proclamadas mais leituras da Bíblia, percorrendo um caminho que conta a história de Salvação do povo de Deus, que se inicia com a criação do mundo, e prossegue até a nova criação realizada com a Ressurreição de Jesus.

A vigília pascal é dividida em quatro partes, começa com o ritual do fogo fora do templo à benção do círio pascal e do fogo marcam a primeira parte chamada de celebração da luz, seguindo com a liturgia da palavra, liturgia batismal onde os fiéis presentes são convidados a renovarem a promessas feitas no dia do batismo e por fim a liturgia eucarística.

O ‘aleluia’, suprimido no tempo da Quaresma, volta em vários momentos da Missa como sinal de alegria pela vitória do Cristo sobre a morte.