10 de junho de 2014

De Área Pastoral a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, Santa Missa marca a solenidade

Padre Ivanilson, Padre Edilson e o prefeito Marquinhos fazendo o
descerramento da placa de criação da Paróquia
Placa de criação da Paróquia

As cidades de Parazinho e Pedra Grande já formam uma Paróquia, a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, a primeira com o título no estado do RN. A solenidade para criação da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré foi realizada na noite de ontem (09 de junho), e foi presidida pelo Padre Edilson Soares Nobre (Vigário Geral da Arquidiocese de Natal).

Os ritos iniciais da Santa foram marcados pela Leitura do Decreto de criação da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, Leitura da Provisão Canônica a mesma nomeando o Padre Ivanilson Alexandrino como Pároco após este momento Padre Ivanilson foi convidado a fazer o Juramento de fidelidade tocando as sagradas escrituras a Bíblia Sagrada.

A Missa então seguiu o rito próprio; em sua homilia Padre Edilson Soares Nobre ressaltou a importância da Paróquia em uma cidade e consequentemente um Pároco. Ao termino Padre Ivanilson proferiu a Profissão de Fé, renovou suas Promessas Sacerdotais, foi conduzido a Cadeira Presidencial sendo assim o Presidente das Celebrações Litúrgicas, foi conduzido pelo Padre Bianor Junior (Pároco de Ceará-Mirim) até o Sacrário e por alguns minutos adorou a Jesus Eucarístico, também foi conduzido a Pia Batismal e por fim ao Confessionário.

No momento do ofertório a mais nova Paróquia de Arquidiocese de Natal fez uma apresentação das Pastorais e Movimentos que formam a comunidade Paroquial. Logo após a comunhão foi realizado o momento das saudações, Heraldo Câmara fez seu pronunciamento em nome de toda Paróquia.

Padre Ivanilson Alexandrino relembrou relatou toda sua história na comunidade, suas dificuldades no começo e todos os avanços que foram dados por Parazinho e Pedra Grande no campo de evangelização e participação dos fiéis. O novo Pároco também abordou diversas conquistas, desde a Área Pastoral até hoje a Paróquia.

O Padre Edilson Soares e Ivanilson Alexandrino como também o prefeito de Parazinho o Senhor Marcos Antônio de Oliveira foram convidados a fazer o descerramento da placa de criação da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré. A leitura da ata e a Benção Final marcaram os momentos finais da Santa Missa.

A Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré como também todo patamar ficou tomada por fiéis de Parazinho, Pedra Grande e seus devidos distritos como também de cidades vizinhas. Diversas autoridades participaram da Cerimônia como: Wilma Maia (Vice-prefeita de Natal), o Prefeito e a Vice de Parazinho: Marcos Antônio e Edna Câmara, Prefeita e o vice de São Miguel do Gostoso: Maria de Fátima e Paulo Roberto, o Presidente da Câmara de Vereadores de Parazinho: Flávio Dantas, o Presidente da Câmara de Vereadores de Pedra Grande: Valdemir Belchior, os (as) vereadores (as) de Parazinho: Eduardo Cosme, Isabel Venâncio e Claudio Sebastião além do Secretariado de Parazinho.

Leitura do Decreto que Criou a Paróquia e da Provisão Canônica

Juramento de fidelidade