9 de outubro de 2014

Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, no Belém do Pará apresenta manto da festa 2014

O tema do Manto 2014 é inspirado na Música do Padre Zezinho “Ensina o teu povo a rezar”. Pelo exemplo de Maria, que acompanhou seu filho, de Nazaré ao Calvário, refletimos no silêncio da oração, com a fé e devoção de uma mulher de Deus.

A criação do manto 2014 foi inspirada no achado da Imagem e na Basílica Santuário de Nazaré. O fundo do Manto é recoberto de pérolas que simbolizam o orvalho que estava no manto da imagem quando encontrada por Plácido. No centro do manto raios em degrades de azul, nos mostra o céu onde Maria se encontra. Contornando os raios está um terço formando quase um relicário, no cerne está uma coroa com 12 estrelas, recordando a imagem do Apocalipse : "Apareceu em seguida um sinal no céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas” (Ap 12, 1). 

No terço do manto de 2014 as “Ave-Marias” são representadas por pequenas rosas em madrepérola, tornando presente a história do Rosário.  A história de nossa salvação se encontra no Santo Rosário, pois nele meditamos os mistérios de alegria, de luz, de dor e de glória de Jesus e a participação de Maria. A repetição das Ave-Marias é uma agradável e suave cantilena a nos embalar, conduzindo-nos a contemplar e meditar os momentos mais importantes do mistério da salvação.  Assim como a rosa é a rainha das flores, assim também o Rosário é a rosa e o primeiro dos atos de piedade.

Percorrendo todo o barrado do manto estão as folhas de acanto e a flor de lis, utilizadas nas ornamentações desde os tempos antigos e medievais, numa alegoria ao triunfo e a vitória de quem soube vencer os espinhos e a vitória sobre as provações da vida e da morte. Seu simbolismo envolve também os espinhos da planta, pensando no Cristo que venceu a morte. E, concluindo todo o simbolismo do manto temos o broche que fecha o manto. Este faz uma releitura do ornato conhecido como "Glória”, envolto com suas nuvens e anjos, arrematado por uma pedra da cor do Sol, cujo o brilho nos convida  a conhecer a luz de Cristo.

Fonte: www.basilicadenazare.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário