16 de agosto de 2016

"Misericórdia na Família: Dom e Missão" é o tema da Semana Nacional da Família 2016

Com o tema “Misericórdia na Família: Dom e Missão”, a Semana Nacional da Família começou a ser celebrada em todas as paróquias e dioceses do Brasil. A iniciativa proposta pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) vai até o próximo domingo, 21 de agosto, e pretende ajudar as famílias a vivenciarem a espiritualidade.
Sobre a temática escolhida para celebrar a Semana este ano, o assessor da Comissão para a Vida e a Família da CNBB, padre Jorge Filho explica que o intuito é refletir e trazer o tema para vivência familiar. “Nós celebramos esta Semana Nacional da Família com este tema importante, lembrando que estamos vivenciando, com toda a Igreja, o Ano Jubilar da Misericórdia”, enfatizou.
É também por ocasião do Ano Santo da Misericórdia, proclamado pelo papa Francisco, que a Semana Nacional da Família ganha um sentido ainda maior, especialmente, porque convida as famílias a serem misericordiosas em suas relações.  “Nós estamos vivenciando essa beleza que é o Ano da Misericórdia, no qual a Igreja está sendo convidada a redescobrir a misericórdia de Deus para a vida dos homens e anunciar essa misericórdia”, sublinhou.
A Semana Nacional da Família também está em sintonia com a Exortação Apostólica Pós-Sinodal Amoris Laetitia, lançada este ano pelo papa Francisco. “Recebemos do papa esta Exortação Apostólica que fala do amor na família, então seria o grande momento de refletirmos sobre Amoris Laetitia dentro do Ano da Misericórdia e entendemos que a família precisa realmente deste apoio, deste empenho da Igreja para que ela possa tornar-se cada vez mais um instrumento também de evangelização para a nossa sociedade”, destacou o assessor.

“Hora da Família 2016”

Para as celebrações da Semana, a Comissão para a Vida e a Família da CNBB e a Pastoral Familiar (CNPF) oferecem o subsídio “Hora da Família 2016”. O material apresenta reflexões sobre temas familiares e roteiros de orações e cantos.
De acordo com o padre Jorge Filho, o subsidio é um instrumento pedagógico para a vivência da Semana da Família. “Nós damos essa possibilidade de refletir a partir do Hora da Família, mas também claro cada diocese na sua realidade, cada instância na sua realidade vai saber criar momentos importantes de reflexão dentro dessa Semana Nacional da Família”, afirmou.
O subsídio “Hora da Família” é distribuído pela Secretaria Executiva Nacional da Pastoral Familiar – Secren. Encomendas podem ser feitas pelo telefone (61) 3443-2900 ou pelo e-mail vendas@cnpf.org. O material também é distribuído pelos casais coordenadores e agentes da Pastoral Familiar nos regionais e dioceses. 
fonte:http://www.cnbb.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário